sábado, 10 de novembro de 2012

BCAAs



     É comum encontrar entre os praticantes de atividades físicas pessoas que utilizam, já utilizaram ou ao menos ouviram falar em BCAAs, mas que ao mesmo tempo não sabe nem para que servem ou como funcionam.
         BCAAs é uma sigla que significa “Branched Chain Amino Acids”, que trazendo para nosso bom português seriam os Aminoácidos de Cadeia Ramificada, os quais são estruturas formadoras de proteínas e que em casos de necessidade podem participar do metabolismo energético poupando as proteínas musculares , ou seja tem função anabólica e anticatabólica.

   Os aminoácidos (AAs) são encontrados na natureza num total de 20, sendo eles divididos em duas categorias quanto a sua disponibilidade, dos quais temos os AAs que são sintetizados pelo organismo chamados de não essenciais e os AAs que não são sintetizados pelo organismo, devendo ser encontrados através da alimentação, sendo chamados de AAs essenciais . Dentro dos AAs essenciais temos os AAs de Cadeia Ramificada (BCAAs), que são eles  Leucina, Isoleucina e Valina, constituindo até 30% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo, estando presentes em alimentos como ovos, carnes,leite/derivados e em suplementos proteicos ou isolados.
   Partindo do princípio de que devemos sempre procurar manter o organismo em anabolismo, devemos realizar a manutenção dos níveis de BCAAs nos músculos através da alimentação e/ou suplementação, pois estes participam da construção das proteínas musculares e quando ingeridos antes e depois do treinos evitam a retirada de proteínas dos músculos para produção de energia,  e ajudam na reparação muscular no pós-treino, sendo assim uma importante ferramenta para manter o organismo em estado anabólico.
        Por encontrarmos estes BCAAs em maior quantidade nos músculos do que no fígado reforçamos sua importância na síntese de proteínas musculares e atuação no metabolismo energético, necessitando assim de uma manutenção fracionada através da alimentação por não haver reservas de AAs no organismo, tendo como dosagem diária a quantidade de 5- 20 Gramas.
      Portando os BCAAs são importes para o crescimento muscular, devendo ser ingeridos fracionadamente entre as refeições e utilizados no pré e pós-treino através de alimentos ou suplementos como whey protein ou suplementos isolados.


3 comentários:

  1. Já vi comentários que o BCAA pra ter função de hipertrofia é necessário ingerir o equivalente a 30% do peso corporal de kg/g, e que a recomendação da ingestão de 5g/dia só tinha efeito anticatabólico. Isso procede?

    ResponderExcluir
  2. Quando mantemos a ingestão de BCAAs em alta levamos nosso organismo a ter melhores condições de anabolismo e em baixa ingestão temos apenas o poder anticatabólico ou é tão baixa a quantidade ingerida quando comparada a necessidade quem nem evitar o catabolismo conseguimos. A media a ser ingerida varia de acordo com o peso do individuo, com média de 100mg/kg ou 5 - 20 gramas diárias, sendo fator de maior necessidade o nível de treino realizado.

    ResponderExcluir